segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Entrevista com Alessandro Buzo sobre livro "Do Conto à Poesia"

Originalmente publicado no BLOG
http://thebuksonthetable.blogspot.com/2011/08/entrevista-com-alessandro-buzo.html




Entrevista com escritor, ativista social, colunista, repórter e cineasta brasileiro Alessandro Buzo.



Como surgiu seu interesse pela literatura?
Foi na infância com minha mãe, vendo ela sempre lendo e ganhando livros e gibis de presente.
Depois me afastei um pouco, mas a partir do livro CRISTIANE F - 13 anos Drogada e Prostituída, que eu comprei do extinto CIRCULO DO LIVRO, voltei a ler.
Um pouco depois comecei a escrever em jornais de bairro (no Itaim Paulista, zona leste de SP) e fanzines.
Em 99 escrevi um texto sobre os trens do suburbio que pegava todo dia pra ir e voltar do trabalho (desde meus 13 anos), a galera que leu começou a dizer: - Porque não escreve um livro do trem.
Em 2000 lancei meu primeiro livro: O TREM - BASEADO EM FATOS REAIS

As histórias são baseadas em sua vida, ou em pessoas que você conhece?
Comecei escrevendo sobre minha vida, hoje escrevo sobre outros assuntos, afinal estou lançando meu oitavo livro.
O TREM era o dia a dia dos trens que pegava e pagava veneno, meu segundo livro SUBURBANO CONVICTO - O COTIDIANO DO ITAIM PAULISTA são histórias verdadeiras em personagens fictícios. Depois voltei a falar do trem em: O TREM - CONTESTANDO A VERSÃO OFICIAL.
No 4o livro "Guerreira" me lancei em um romance ficção. E por ai vai......

Como você faz a divulgação de seus livros?
Uso muito a internet, tenho BLOG's, twitter, facebook etc....
Mas de vez em quando a grande mídia da uma brecha e eu ocupo meu espaço.

Quais são as principais características da literatura da periferia?
Acho que é: - Se a história é nossa, deixa que a gente conta.
Se não fosse os escritores da periferia pra falar da comunidade, do nosso dia a dia, nossas lutas, viria um sociologo escrever.

Fale um pouco do seu oitavo livro, Do Conto à Poesia.
Como sugere o título, traz contos e poesia.
Alguns inéditos, outros publicados em sites, blogs e na Caros Amigos.
Gosto muito desse livro e traz textos que gosto muito, escritos numa fase dificil da minha vida quando as dificuldades eram grandes.
Esse livro e o infantil (DIA DAS CRIANÇAS NA PERIFERIA) que lanço em outubro, desafoga a produção que eu tinha aguardando publicação.
Agora vou escrever meu décimo livro e vai ser um baita romance. Aguardem.......
Mas antes, confira "Do Conto à Poesia".

Como andam os saraus nas periferias de São Paulo?
São muitos, cada um tem sua cara própria e juntos estão espalhando literatura e poesia por toda parte.
Orgulho dessa geração e de fazer parte dela.
O Sarau Suburbano fez 1 ano em maio, acontece duas vezes por mês no Bixiga (região central de SP), mas tem Sarau todos os dias da semana e todas as regiões da cidade.
Fase é boa e vem muito mais ainda. Os manos e as minas tão produzindo e na medida do possível, publicando.

Quais são os seus autores preferidos?
Ferréz e João Antonio.

Qual foi a maior dificuldade para de gravar Profissão MC?
Ter feito sem captar um único real.
Ter convencido as pessoas que era possível.

Quais são seus próximos projetos?
Seguir publicando um livro por ano, seguir mostrando a periferia na TV e fazer outros filmes.
Fazer crescer a SUBURBANO CONVICTO PRODUÇÕES e voltar com nosso espaço fixo no Itaim Paulista "Espaço Suburbano Convicto".
Enfim..... trabalhar e fazer a (R)Evolução.
Paz a todos e boa leitura sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário